Matérias essenciais, especiais, artísticas e artesanais

Currículo Waldorf

Língua: falar, escrever, ler

Paciência, fantasia e amor são as ferramentas indispensáveis a um professor na passagem da imaginação infantil para a abstração intelectual da escrita moderna. Antes de escrever, movimentar.

Os primeiros cadernos estão cheios de cores, de formas, de linhas retas e curvas, onde se adivinham os gestos e os movimentos que se fizeram, bem antes, com o próprio corpo e com o mundo ao redor. Surge a primeira letra, - o R, por exemplo. E com ela a história do Rei! A criança entra no mundo da escrita pela mão da fantasia que a nutriu nos primeiros anos de vida. Sente-se em casa, não se assusta, consegue avançar com confiança.

A leitura acontece naturalmente - afinal, se está escrevendo, consegue também ler o que escreveu! E o interesse está despertado. Lê-se em voz alta, descobre-se a gramática ... O aluno compõe, a cada ano, textos mais compridos e mais reveladores de si próprio.
Matemática e Geometria

Os elementos matemáticos são primeiramente assimilados através de movimento e ritmo - fazem-se contas, recitam-se tabuadas, trabalha-se com unidades, dezenas, centenas. As operações são introduzidas cedo, e estimula-se a curiosidade e a atividade livre do pensamento através do método analítico: assim, oferece-se à criança não um simples 2+2=?, mas sim um libertador 4=?+?.

Mais tarde, entra o ensino das frações, das medidas e suas transformações, da álgebra. Na Geometria, o professor parte da vivência das formas e faz delas algo dinâmico. Em vez de teoremas abstratos, o conhecimento vivo e artístico.
História

Nos primeiros anos, os alunos percorrem, pela vivência de contos da fadas, lendas e mitos, a maneira de pensar e sentir dos povos de épocas passadas. Este conhecimento é trazido para a consciência no 5° Ano, onde são abordadas as velhas civilizações da Antigüidade. Idéias, imagens e dramatizações enriquecem e ensinam, despertam a consciência da distância histórica, da evolução do ser humano. Até o fim do Ensino Fundamental, os alunos percorrem uma vez toda a História do homem.
Geografia

Nos primeiros anos, o professor ajuda o aluno a se localizar e a se orientar nas redondezas. A partir do 3° Ano, os alunos tentam transformar o seu conhecimento do ambiente imediato em pequenos mapas. Como que em círculos concêntricos, estes conhecimentos são alargados para regiões mais afastadas, o estado, os países, continentes e, finalmente, a Terra toda. Seja o tema ecologia, movimento do Sol ou da Lua, o ensino não se limita a transmitir fatos, mas sim despertar o sentido do pertencimento, solicitar o raciocínio do aluno evitando a simples memorização de nomes e detalhes.
Línguas estrangeiras

Até o 3° Ano, o ensino das línguas se dá por imitação. O ouvido acostuma-se, aprende canções, versos, ritmos. A partir do 4° Ano, vão sendo introduzidas leituras, ditados, composições, regras gramaticais. O elemento lúdico - jogos, dramatizações, canções - está sempre presente.
Matérias científicas

Zoologia, Botânica, Mineralogia, Química, Física, Astronomia trazem o mundo para dentro da classe e abrem os olhos das crianças. Esse estudo começa a partir dos 9 anos de idade - antes disso, criança e mundo formam um todo ainda indivisível. Nas aulas, mostram-se os fenômenos, realizam-se experiências e vivências, descreve-se o ocorrido e chega-se assim aos conceitos e explicações de uma maneira viva.
Agricultura e jardinagem

Trabalhar a terra, despertar o interesse pela natureza, vivenciar atividades milenares como o semear, o plantar e o colher. Ver crescer o que a própria mão plantou e descobrir a responsabilidade que todos herdamos ao nascer na Terra: descobertas fundamentais ao jovem que cresce na direção da consciência da própria ação no planeta.
Euritmia

A euritmia desenvolve os gestos e os movimentos do corpo humano, elevando-os para que venham a ser verdadeira expressão visível e artística daquilo que, na fala e na música, se ouve mas não se vê. A euritmia fortalece a vontade, qualidade fundamental para o aprender e o trabalhar.
Matérias artísticas e artesanais

Durante o primeiro setênio, o uso das mãos e dedos, assim como os movimentos harmoniosos do corpo em jogos e rodinhas, ajudam a desenvolver as forças plasmadoras do corpo humano. No período seguinte, é a percepção de belas formas, cores e sons harmônicos que atuam na organização corporal, enquanto a vivência intensiva das belezas da natureza contribuirão, por sua vez, para vivificar o organismo vital.

É pelo próprio fazer que influências plasmadoras atuam mais especificamente na vivificação do organismo. Cabe em particular à euritmia um efeito altamente terapêutico e revigorante. O aluno que se tornar mais hábil, no decorrer do segundo setênio, por meio de trabalhos manuais, pela prática de um instrumento musical ou mediante qualquer outra atividade apropriada, terá menos dificuldade em adquirir, mais tarde, os conhecimentos exigidos nas matérias intelectuais.

O desenvolvimento de todo o organismo é, pois, favorecido pelo hábito de uma atuação harmônica das mãos e dos membros. Quando esta atuação consciente vier a fazer parte da vida em representações mentais, ela terá se metamorfoseado a partir das forças da fantasia.

A criação artística eleva o homem acima das meras necessidades existenciais e fomenta a expressão da sua verdadeira humanidade. Despertar e desenvolver essa capacidade é o mais nobre propósito da área das artes plásticas.

A escola Waldorf não quer formar artistas, mas sim seres humanos capazes de assumir, mesmo em nossa época, o seu destino, e de atuar harmoniosamente no contexto social de sua vida futura.