Nossa História

A Aitiara Escola do Campo surgiu em 1984 para atender os filhos dos pioneiros e trabalhadores rurais da Estância Demétria, fazenda de agricultura biodinâmica situada a 10 km da cidade de Botucatu (SP).

Adotando desde o começo a pedagogia Waldorf, a Aitiara recebeu o nome de “Escola do Campo” devido ao impulso de se valorizar as atividades do campo e a relação de respeito para com a natureza.

Suas primeiras salas de aula abrigaram, durante quatro anos, turmas de Jardim-de-Infância, Pré-Escola (1o Ano Waldorf) e complementação para os primeiros anos da Escola Municipal. Em 1988, tendo recebido autorização de funcionamento e contando com o grande empenho dos pais e do grupo de fundadores, a Aitiara prosseguiu com o Ensino Fundamental. Em 2003 iniciou o Ensino Médio passando a se chamar Aitiara Escola Waldorf de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Importantes ajudas financeiras possibilitaram à Aitiara a construção de suas belas instalações e a manutenção de muitas crianças provenientes de famílias de agricultores do entorno. Também em 2003 a Escola recebeu o certificado de filantropia concedido pelo CNA e é hoje uma escola de composição mista, acolhendo crianças e jovens de diversas origens.

O compromisso social da Escola Aitiara sempre foi o de acolher e possibilitar a integração de todos os segmentos e classes sociais, criando espaços para que as várias capacidades humanas sejam potencializadas e se desenvolvam num ambiente de acolhimento, diálogo e fraternidade.
Atualmente a Escola Aitiara atende cerca de 340 alunos provenientes de diferentes regiões do Brasil, de diversas partes do mundo, e de diferentes classes sociais que compartilham um espaço que abriga hoje 14 salas de aula, laboratório, oficinas de artes, salas de música, salão de euritmia, sala terapêutica, quadra poliesportiva, museu de pedras, administração, horta e um amplo espaço de jardins e de lazer.