Revista Trimestral da Aitiara Escola Waldorf

Primavera Micael

escola waldorf

Escola Aitiara, Pedagogia Waldorf, rudolf steiner

Época Outono Páscoa

Mulheres em movimento

Helena aluna do 12° ano | Edição #22 Março 2017 | Outono Páscoa

O Brasil tem dados estarrecedores sobre a violência contra a mulher. O pior é que tantos dados e estatísticas se tornaram banais em nossa sociedade e isso implica na insensibilidade que prejudica há tantos anos a vida de nós, mulheres.

Paralelamente à escola, existe um grupo de meninas que se reúnem semanalmente para debater, atuar, conhecer a nós mesmas. Nomeamo-nos Coletivo Feminista Ártemis. O coletivo se iniciou no ano passado, quando buscávamos mais teorias a respeito do feminismo e apoio para nós meninas. O nosso grupo cresceu ao longo do ano, já pudemos aprender muito e atuar pelos direitos que desejamos ter em meio a nossa sociedade.

O objetivo do grupo é que, como mulheres, estejamos fortes e unidas perante essa cultura machista em que nascemos, cultura que nos impõe situações e “escolhas” que muitas vezes não fazem sentido algum para nós.

As mulheres se encontram hoje em uma rivalidade que não é necessária, competindo umas com as outras de forma que só nos atrapalha socialmente e nos distancia de uma força antiga e maravilhosa que é a união de mulheres.

Além disso, o grupo também estuda questões como a violência contra a mulher, vertentes do movimento feminista, a luta feminista, a cultura do estupro, o dia internacional da mulher, a sexualidade, autoconhecimento, além de outros temas que vamos trazendo conforme a necessidade do grupo.

Acredito eu que movimentos como esse são mais do que necessários, ao contrário do que a sociedade nos passa, para que mulheres e meninas estejam juntas e seguras em ser mulher. 

escola waldorf

Escola Aitiara, Pedagogia Waldorf, rudolf steiner