Escola Waldorf em Botucatu

Sobre a Aitiara

A Aitiara Escola Waldorf é uma escola localizada na Estância Demétria, primeira fazenda de agricultura biodinâmica do país. Foi fundada em 1984 para atender os filhos dos pioneiros e dos agricultores da Fazenda Demétria e rapidamente atraiu uma numerosa população para o seu entorno dando origem ao Bairro Demétria.

Hoje na Escola Aitiara convivem alunos de famílias provenientes do município de Botucatu, de diversas regiões do Brasil e de diversos países do mundo.

Reconhecida pela UNESCO como escola associada, a Aitiara mantém seu foco de atuação na educação para a paz, e possui hoje cerca de 340 alunos distribuídos entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O grande diferencial da Escola Aitiara é a sua metodologia que ensina o aluno a construir sua aprendizagem. A arte é um elemento que permeia todo o currículo tradicional. As habilidades adquiridas por meio dos trabalhos manuais, pela prática de um instrumento musical ou mediante qualquer outra atividade apropriada facilitarão a aquisição dos conhecimentos exigidos nas matérias intelectuais.

Música, danças, teatro, artes plásticas e artes aplicadas, mineralogia, jardinagem, ecologia, são algumas das atividades que enriquecem o ensino na Escola Aitiara e contribuem para o pleno desenvolvimento das capacidades de pensar, sentir e querer.

Com uma educação integrada, a criança aprende a não dissociar seu pensamento, sentimentos e ações, adquirindo uma formação equilibrada e coerente com as necessidades do mundo atual.

A Escola Aitiara é mantida pela APA - Associação Assistencial e Pedagógica Aitiara, uma instituição filantrópica certificada pelo Ministério da Educação (CEBAS), CMAS e CMDCA.