Conheça a Escola Aitiara

Play Video

Nossa História

A Aitiara Escola do Campo surgiu em 1984 para atender filhos e filhas dos pioneiros e trabalhadores rurais da Estância Demétria, primeira fazenda de agricultura biodinâmica do Brasil, situada a 10 km da cidade de Botucatu (SP). Seu nome, Aitiara, vem da língua indígena tupi e significa “ninho de luz”.

Desde o início, a Aitiara adotou a pedagogia Waldorf e recebeu o nome de “Escola do Campo” devido ao impulso de valorizar as atividades com a terra e promover uma relação de respeito com a natureza.
Suas primeiras salas de aula abrigaram, durante quatro anos, turmas de Jardim de Infância, Pré-Escola (1º Ano Waldorf) e complementação para os primeiros anos da Escola Municipal. Em 1988, após obter autorização de funcionamento e contando com o grande empenho dos familiares e do grupo de fundadores, a Aitiara prosseguiu com o Ensino Fundamental. Em 2003, iniciou o Ensino Médio, passando a se chamar Aitiara Escola Waldorf de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Importantes ajudas financeiras possibilitaram à Aitiara a construção de suas belas instalações e a manutenção de muitas crianças provenientes de famílias de agricultores do entorno. Também em 2003, a escola recebeu o certificado de filantropia concedido pelo CNA e é hoje uma escola de composição mista, acolhendo crianças e jovens de diversas origens.

O compromisso social da Escola Aitiara sempre foi o de acolher e possibilitar a integração de todos os segmentos e classes sociais, criando espaços para que as várias capacidades humanas sejam potencializadas e se desenvolvam num ambiente de acolhimento, diálogo e fraternidade.

Devido a esse compromisso, a Aitiara faz parte das Escolas Associadas da UNESCO no Brasil desde 2008, apoiando práticas internacionais relacionadas à paz, ao diálogo intercultural, ao desenvolvimento sustentável e à educação de qualidade.

“A Missão da Aitiara Escola Waldorf é formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas e realizar, com coragem, a sua contribuição para um mundo melhor. Estimular e apoiar o desenvolvimento de professores, colaboradores e das famílias para a participação consciente na realização dos objetivos da pedagogia Waldorf, fortalecendo a comunidade escolar.”

Atualmente, a Escola Aitiara atende cerca de 400 alunos e alunas provenientes de diferentes bairros de Botucatu e de outras regiões do Brasil. A escola oferece um espaço físico com 17 salas de aula, laboratório, oficinas de artes, salas de música, salão de euritmia, sala terapêutica, quadra poliesportiva, administração, horta e um amplo espaço de natureza e lazer.

Nosso Corpo Docente

WhatsApp Image 2024-03-20 at 10.47.59
ALONSO CAMPOI TRIPODI
Professor de Matemática
ver mais
WhatsApp Image 2024-03-20 at 10.47.59
ALONSO CAMPOI TRIPODI
Professor de Matemática

Formações

Atuações

Ana Retz
ANA TEREZA RETZ
Professora de Artes do Ensino Médio e Tutora do 12º ano
ver mais
Ana Retz
ANA TEREZA RETZ
Professora de Artes do Ensino Médio e Tutora do 12º ano

Formações

Licenciatura Plena em Artes Visuais pela UFMG, com formação em pedagogia Waldorf e pós-graduação em Artes com Luciana Beti, pela Faculdade Rudolf Steiner.

Atuações

Deu aulas de artes na escola Rudolf Steiner de Minas Gerais em 2016. E, desde 2019, dá aulas de artes na escola Aitiara. Também é professora de cerâmica e artes plásticas em seu ateliê próprio e em cursos de formação para professores de Pedagogia Waldorf.
27
ANA LUIZA VELTRI
Professora de Ciências da Natureza
ver mais
27
ANA LUIZA VELTRI
Professora de Ciências da Natureza

Formações

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas

Atuações

ariadne
ARIADNE PAES
Professora da Educação Infantil
ver mais
ariadne
ARIADNE PAES
Professora da Educação Infantil

Formações

Licenciatura em Pedagogia e Formação em Pedagogia Waldorf

Atuações

Após minha formação em Magistério, trabalhei por três anos na Educação Infantil de escolas tradicionais, onde vivi algumas angústias. Em 2005 conheci a Pedagogia Waldorf, e me encantei! Neste meio tempo, fui mãe de duas meninas. Depois desse período, tive a grande oportunidade de trabalhar por três anos com a Educação Terapêutica ou Curativa, em dois institutos em São Paulo. Essas foram experiências extremamente enriquecedoras. Paralelamente, ingressei na Formação de Pedagogia Waldorf. Tudo me levou à busca de uma vida mais coerente para minha família. Minhas filhas tinham 8 e 3 anos quando eu e meu marido, em 2011, decidimos morar em Botucatu. Elas foram alunas da Aitiara e logo em 2012 tive a oportunidade de trabalhar no Maternal da Escola Aitiara, foi outro período de muitos aprendizados! Atualmente, sigo me desenvolvendo diante das crianças pequeninas, dentro do dia a dia do Jardim da Infância da Aitiara.
17
BIA RETZ
Tutora do Ensino Fundamental
ver mais
17
BIA RETZ
Tutora do Ensino Fundamental

Formações

Atuações

Bruno Pascoal
BRUNO PASCOAL
Professor de Filosofia
ver mais
Bruno Pascoal
BRUNO PASCOAL
Professor de Filosofia

Formações

Licenciatura em História

Atuações

15
CAMILA AMORIN
Professora de Classe - 4º ano
ver mais
15
CAMILA AMORIN
Professora de Classe - 4º ano

Formações

Licenciatura Plena em Pedagogia

Atuações

camila castro
CAMILA CASTRO
Professora Substituta da Educação Infantil
ver mais
camila castro
CAMILA CASTRO
Professora Substituta da Educação Infantil

Formações

Atuações

camila_issa
CAMILA FELIPE
Professora do Maternal
ver mais
camila_issa
CAMILA FELIPE
Professora do Maternal

Formações

Licenciatura em Pedagogia

Atuações

26
CAMILA LOFIEGO
Professora de Química
ver mais
26
CAMILA LOFIEGO
Professora de Química

Formações

Licenciatura em Ciências Biológicas

Atuações

CAROLINA HESS
CAROLINA HESS
Professora de Educação Física
ver mais
CAROLINA HESS
CAROLINA HESS
Professora de Educação Física

Formações

Educação Física pela UNIP – SP Seminário de formação de professores – Botucatu Ginástica Bothmer

Atuações

Professora de Educação Física da Aitiara desde 2010. Tutora da turma 2020 – 2023
“Descobri ao entrar na Aitiara que eu amo ser professora de Educação Física Waldorf. É uma delícia poder acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças e jovens, ajudar a proporcionar a descoberta do próprio corpo, desenvolver suas habilidades e possibilidades através dos mais diversos tipos de movimentos que oferecemos nas aulas.”
CHARLENY RAMOS DE CARVALHO
Auxiliar de Classe
ver mais
CHARLENY RAMOS DE CARVALHO
Auxiliar de Classe

Formações

Atuações

Carregando

Nossa Gestão

GESTÃO PARTICIPATIVA DA ESCOLA:

  • ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL E PEDAGÓGICA AITIARA – APA

Na estrutura trimembrada, a APA é guardiã da vida normativa e zela pelo princípio da igualdade na Aitiara.

A APA – Associação Assistencial e Pedagógica Aitiara é a Mantenedora da Escola Aitiara, responsável pela sua  vida jurídica, financeira e econômica.

Anualmente, a APA promove uma Assembleia Geral, aberta a todos os associados, na qual são apresentados o balanço do ano e as propostas de ações e projetos a serem implantados em curto, médio e longo prazos.

A Associação é representada pelos Conselhos Diretor e Fiscal, cujos membros são associados, pais e mães de alunos/as atuais e de ex-alunos/as, que doam seu tempo e trabalho de forma voluntária, reunindo-se semanalmente.

  • COLEGIADO DE PROFESSORES

CI – Conferência Interna

Na estrutura trimembrada, é guardiã da vida cultural e espiritual e zela pelo princípio da liberdade na Aitiara.

O Colegiado de Professores tem em sua organização a CI – Conferência Interna, que é composta por professores representantes de todos os níveis escolares e zela pelos princípios, pela prática da pedagogia Waldorf na escola e participa da sua gestão financeira como órgão consultivo, principalmente, e deliberativo, quando necessário.

  • FAMÍLIAS

CFam – Conselho das Famílias

Na estrutura trimembrada, é guardiã da vida econômica e zela pelo princípio da fraternidade na Aitiara.

As famílias participam ativamente na sustentação da escola. A comunidade de mães e pais dos/as alunos/as na gestão da Escola é representada pelo CFam – Conselho das Famílias, que tem como principais atribuições: facilitar e fazer fluir a comunicação entre as famílias dos/as alunos/as, a APA e o Pedagógico; desenvolver, apoiar e acompanhar as festas e principais eventos de nossa escola; criar um espaço que acolha e promova a maior participação das famílias

  • COLABORADORES

Os colaboradores zelam pelos aspectos administrativos e operacionais da escola, pelo fluxo e manutenção dos espaços físicos.

Regulamentos

Regimento Escolar
Fundamentos Básicos
Estatuto Social
Acordos de Convivência
Plano Escolar 2024
CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS - EDUCAÇÃO

Prestação de Contas

Balanço Patrimonial 2023
Balanço Patrimonial 2022
Balanço Patrimonial 2021
Balanço Patrimonial 2020
DRE 2020
Balanço Patrimonial 2019
Balanço Patrimonial 2018
Balanço Patrimonial 2017
DRE 2017
Balanço Patrimonial 2016
DRE 2016