A celebração do Advento na Pedagogia Waldorf

Imagem: trabalho da professora Ariadne de Lima Paes, da Educação Infantil

“Sobre estrelas, sobre astros

Vai Maria a caminhar

Ouro puro, luz celeste

Ao Menino vai levar

O seu passo santo e leve

As estrelas vêm olhar

E a Terra no Natal

Suas mãos vão abençoar.”

 

Nas quatro semanas que antecedem o Natal, a escola Waldorf também vivencia junto com as crianças e jovens o advento: o preparo e a espera para o nascimento de Cristo. E os contos, canções e histórias trabalhados neste período são como um convite para que mantenhamos acesa a fagulha divina que vive em cada um de nós.

Entre as tradições desta época estão a montagem do presépio semana a semana (primeiro com os elementos minerais, depois do reino vegetal, em seguida os animais e só então as pessoas)

Confira abaixo a história dos Quatro Anjos do Advento para vivenciar esse momento em casa, e conheça outras tradições desta época na Pedagogia Waldorf:

 

CARACOL DO ADVENTO

No Jardim de Infância, as crianças e por vezes suas famílias são convidadas a vivenciar o Caracol do Advento – um caminho em espiral, que representa a jornada do ser humano na Terra e sua busca pela luz interior. As velas começam apagadas e vão sendo acesas, uma a uma, neste percurso, um momento de luz, calor e reflexão que nos leva, do mundo externo, para dentro de nós mesmos.

 

COROA DO ADVENTO

Um dos costumes para se festejar os passos do advento é preparar uma coroa com ramos de pinheiro, em forma de círculo. Este é enfeitado com laços de fita vermelha e sobre o círculo são colocadas quatro velas, que podem ser inclusive de cores diferentes, simbolizando as cores dos anjos que chegam a cada semana (azul, verde, amarelo e vermelho).

A coroa deve  ser colocada em um local onde a família se reúna normalmente. Deve ser um local calmo, onde os familiares possam se sentar e refletir sobre o sentido da época. A cada domingo, uma vela é acesa, de modo que, quando o dia de Natal chegar, as quatro velas estejam brilhando. A luz e o calor que as velas proporcionam são meios para florescer a esperança anímica em cada um de nós.

 

OS QUATRO ANJOS DO ADVENTO

A história deve ser contada, em partes, semana a semana, junto com a chegada dos diferentes elementos do presépio.

SEMANA 1

Há muito tempo os homens viviam no mundo, mas não sabiam construir casas, nem plantar e cuidar da terra. Viviam em cavernas onde era escuro, não tinham luz.

Deus, então chamou os Anjos para que trouxessem luz aos quatro cantos do mundo e avisassem os homens que o Filho de Deus viria.

O primeiro Anjo tinha asas azuis. Foi iluminar as cavernas e as grutas com um raio de luz que o sol lhe deu. Foi esse raio de luz de sol que ajudou os anões a fazerem pedras coloridas. Esse Anjo trouxe a chuva e ela lavou as pedras, encheu os lagos, fez os rios correrem mais depressa.

INCLUIR A PARTIR DA SEMANA 2

O segundo Anjo tinha asas verdes. Saiu do céu bem cedinho, mas como voava devagar, chegou na terra ao entardecer. O raio de luz que esse Anjo trouxe deu cor e perfume às plantas. Ele também ensinou os homens a plantar e a deixar a terra bem fofinha para receber a semente.

INCLUIR A PARTIR DA SEMANA 3

O terceiro Anjo tinha as asas amarelas. Ele foi até perto do sol e o sol lhe deu um raio de sua luz para que ele trouxesse até a terra. Quando ele estava chegando, os animais viram aquela luz e ficaram admirados. O Anjo então explicou que iria nascer uma criança muito especial e que todos deveriam se preparar para recebê-la. Os pássaros fizeram músicas muito bonitas, as borboletas coloriram suas asas, os animais de pelo falaram uns com os outros sobre o acontecimento e o vento espalhou a notícia por todos os cantos.

INCLUIR A PARTIR DA SEMANA 4

O quarto Anjo tinha asas vermelhas. Ele queria tanto ajudar os homens que foi logo falar com Deus, não esperou ser chamado. Deus tirou uma luz do seu trono e disse ao Anjo vermelho que colocasse essa luz no coração de cada homem, de cada mulher, de cada criança. Porque já estava bem perto o dia do nascimento de Jesus. É por isso que até hoje acendemos 4 velas na coroa do Advento, para lembrar os quatro Anjos que nos avisaram da chegada do Filho de Deus.

 

Para mais contos e histórias que acompanhem a época do Advento e a montagem do presépio, sugerimos o livro “Advento”, de Georg Dreissig.

ADVENTO – Georg Dreissig :: Editora Antroposófica (antroposofica.com.br)

 

RECEITA DE BOLO DE NOZES

Aprenda esse preparo típico de Natal.

 

Ingredientes:

1 e ½ xícaras de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de fermento em pó

1 colher de café de bicarbonato em pó

½ xícara de açúcar cristal

1 xícara de leite ou leite de soja

1 colher de sopa de cacau em pó

1 xícara de óleo

½ xícara de nozes moídas (pode ser também uma mistura de nozes, avelã, amêndoas…)

Modo de preparar:

Peneire a farinha e acrescente todos os ingredientes secos em uma tigela, misture-os e junte os ingredientes líquidos, deixando o leite por último. Misture tudo até obter uma massa lisa. Coloque em uma forma média e untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. Decore com nozes inteiras.